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AGO
17
17 AGO 2025
SAÚDE
SERVIÇO
“Agosto Lilás”: CMI capacita colaboradores para atendimento especializado a mulheres
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As ações preparam as equipes de saúde para acolher e orientar vítimas

No Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização sobre o combate à violência contra a mulher, a equipe do Centro Materno Infantil, referência no atendimento à mulher, tem promovido diversas ações voltadas à capacitação, acolhimento e esclarecimentos para melhor atender mulheres e crianças vítimas de violência sexual. Entre as ações, uma palestra, conduzida pela delegada Teresa Damasceno.

A profissional, que trabalha na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, revelou um aumento dos registros de violência ao gênero feminino, o que acaba sendo algo preocupante. Em contrapartida, ela apontou para um avanço importante em relação à maior consciência das vítimas sobre seus direitos e sobre como buscar ajuda. 

Teresa destacou que, embora a violência esteja crescendo, há um movimento crescente de empoderamento feminino, que tem levado mais mulheres a denunciarem e romperem o ciclo do abuso, começando pelo local onde ela busca atendimento. "Infelizmente, a violência vem aumentando, mas também percebemos que as mulheres estão mais conscientes sobre como agir. O ambiente hospitalar, onde muitas pessoas buscam atendimento por causa dos ferimentos, deve ser um dos primeiros a difundir essas informações e ajudar a quebrar o ciclo da violência".

De acordo com a superintendente do Centro Materno Infantil (CMI), Dulcinéia Carvalho, a formação é essencial para garantir um atendimento qualificado. “Adquirir conhecimento sobre esses procedimentos não só orienta os profissionais na hora de agir, como também mostra à população que existe mais um lugar seguro para buscar ajuda”.

No enfrentamento à violência contra a mulher, é fundamental que as vítimas conheçam os diversos canais disponíveis para denunciar e buscar proteção. Teresa Damasceno ressaltou que as opções são acessíveis para que as vítimas possam se amparar e garantir segurança. “As mulheres que sofrem violência podem denunciar presencialmente em delegacias, preferencialmente as especializadas, ou utilizar canais como o Disque Denúncia (181), Central de Atendimento à Mulher (180), Polícia Militar (190), Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (153) e a Delegacia Virtual, que oferece uma forma online e segura de registro”, explicou.

A delegada lembrou, também, que a violência doméstica geralmente se repete em três fases: aumento da tensão, explosão da agressão e o chamado “arrependimento” ou “lua de mel”. “Se a mulher não denuncia, a tendência é que a violência volte de forma mais grave e mais rápida. É fundamental não se calar”, alertou.

Suporte e acolhimento às vítimas

A capacitação dos funcionários do CMI é uma preocupação constante do SSA Contagem, que reconhece a importância de investir no desenvolvimento contínuo da equipe para garantir um atendimento de qualidade, humanizado e seguro às gestantes, mães, recém-nascidos e crianças.

Para dar suporte às vítimas, o Centro Materno Infantil possui habilitação para coletar vestígios materiais, um passo essencial para apoiar as investigações da Polícia Civil e assegurar a produção de provas em casos de violência.

Outro ponto abordado pela delegada foram os casos de abuso sexual infantil já registrados dentro da unidade. Os profissionais aproveitaram o encontro para esclarecer dúvidas e compartilhar experiências.

A gerente da Linha da Criança Crítica, Priscila Ladeira, reforçou o impacto positivo da iniciativa. “A palestra trouxe informações essenciais sobre o perfil das vítimas, o que caracteriza a violência, a importância da denúncia e os desafios para enfrentar o problema. Também abordou fragilidades da lei e reforçou como momentos como esse, no ambiente de trabalho, são fundamentais para identificar sinais e oferecer acolhimento seguro. Como profissional de saúde, reforço a responsabilidade de agir diante de suspeitas ou casos de violência doméstica, seguindo protocolos corretos para garantir cuidado e apoio. Esse conhecimento é essencial e pode salvar vidas.”

No dia 12 de agosto, também houve apresentação sobre o fluxo de atendimento para os colaboradores, reforçando o compromisso da rede de saúde em acolher e proteger as vítimas de violência na cidade.

Esse empenho reflete o compromisso do SSA Contagem em atualizar conhecimentos, aprimorar habilidades técnicas e fortalecer o trabalho em equipe, promovendo a excelência dos serviços prestados e o bem-estar de toda a comunidade.

Autor: repórter Aline Malta / Edição: João Cavalcanti
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